Na primavera dos anos 80, Neiva Guedes teve a sorte de avistar uma arara-azul e desde então ficou fascinada pela beleza dessa ave, que é facilmente reconhecida pelo seu tom azul intenso. Aos 58 anos, Neiva é uma bióloga renomada, especialista em ciências florestais e zoologia, além de ser professora e pesquisadora na Uniderp, em Campo Grande, Brasil.
A arara-azul é um símbolo importante do Pantanal brasileiro e infelizmente, estava em perigo de extinção. Mas graças aos esforços de Neiva, a espécie conseguiu sair dessa lista. “Meu mestrado foi sobre ciências florestais e a arara-azul foi o tema principal. O trabalho me consumiu tanto que acabei dedicando quase 30 anos a ele”, conta Neiva ao jornal O Pantaneiro.
A arara-azul pode ser vista em poucas partes do mundo, como na Amazônia brasileira, Bolívia e Paraguai. Devido à sua vida limitada e reprodução restrita, a espécie é vulnerável à extinção.
Para Neiva, a conscientização é a chave para proteger a arara-azul. Por isso, ela fundou o Instituto “Arara Azul”, onde faz um trabalho incansável de conscientização e envolvimento da comunidade. Lá, ela desenvolveu uma técnica para instalar ninhos artificiais na natureza, ideais para a reprodução da espécie. E depois de três décadas, o seu trabalho deu resultado: a arara-azul foi oficialmente retirada da lista de espécies ameaçadas de extinção.
Por seus esforços incansáveis na proteção do habitat da arara-azul, Neiva foi incluída no Hall da Fama dos Cientistas da ONU. Embora seja um reconhecimento importante, para ela é uma obrigação para as gerações futuras. Graças a essa mulher incansável, uma espécie foi salva e agora podemos continuar a admirá-la em seu habitat natural.
Dom Pedro, um senhor de quase 80 anos que vive no Chile, enfrentou uma das…
Zach Skow, cofundador do Marley's Mutts Dog Rescue, encontrou Henry, um cão idoso de 16…
O início de setembro trouxe uma história emocionante para as redes sociais, quando um vídeo…
Arthur encontrou seu lar! Depois de uma jornada de 100 km, uma família decidiu adotar…
Histórias de animais que superam grandes distâncias para retornar ao lar sempre comovem e inspiram.…
Sob o sol implacável do norte do México, onde o calor parecia derreter o asfalto,…