Wilson, o cachorro que ajudou a achar crianças perdidas na Colômbia está desaparecido
Wilson, um bravo Pastor Belga, era um dos valentes integrantes de uma equipe de dez cães dedicados à busca incansável pelas crianças, em uma missão que se estendeu por mais de um mês. Foi ele quem, com sua perspicácia, encontrou os primeiros indícios que indicavam a possibilidade de os pequenos estarem vivos, vagando perdidos em meio à densa mata.
Com sua missão clara em mente, Wilson foi solto por um dos membros das Forças Armadas, determinado a encontrar mais pistas sobre o paradeiro das crianças. No entanto, apesar de seu treinamento impecável, o bravo cachorro não retornou mais.
De acordo com o renomado site colombiano Cambio, Wilson já havia ficado desaparecido por várias horas, há três semanas, mas retornou ao adestrador com sinais de desidratação e ferimentos leves. Após alguns dias sob os cuidados de um veterinário na base de San José del Guaviare, o cão recebeu alta e voltou à selva, pronto para enfrentar novos desafios.
Enquanto isso, as crianças, pertencentes à comunidade indígena huitoto, enfrentaram uma jornada angustiante após o trágico acidente aéreo que vitimou três adultos, incluindo a mãe das crianças, bem como um líder comunitário. Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 anos; Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 anos; e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de apenas 11 meses, lutaram pela sobrevivência na província de Caquetá, situada ao sul da Colômbia.
La orden es buscar a Wilson, el perro que apoyó las labores en Guaviare para dar con los 4 hermanitos, la Operación Esperanza se mantiene, las @FuerzasMilCol dieron la instrucción a su grupo de operaciones especiales: “hasta que aparezca Wilson” @CMILANOTICIA @Canal1Colombia pic.twitter.com/hRcL0g4TpO
— Stic Luengas Velandia (@sticperiodista) June 10, 2023
A aeronave envolvida no acidente era um Cessna 206, que decolou de Araracuara com destino a San Jose del Guaviare. Pouco tempo após a decolagem, o piloto comunicou problemas no motor e emitiu um chamado de socorro antes que o avião desaparecesse dos radares.
O caso abalou a Colômbia e, após 40 dias de buscas intensas, as crianças foram encontradas com vida, porém com um alarmante estado de desnutrição. O presidente Gustavo Petro expressou sua alegria e gratidão diante do resgate bem-sucedido, afirmando que é um presente para todo o país.
“É um grande presente para a Colômbia, uma dádiva para a vida. Nossos preciosos meninos, cuidados pela selva”, declarou Petro em uma emocionante entrevista concedida a jornalistas colombianos. Nas redes sociais, o líder da nação anunciou o resgate triunfante dos pequenos.
0 Comentários